sábado, 15 de dezembro de 2007

Plano de Aula

Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura

Tema das Aulas:
Blog Educativo de Literatura / Naturalismo (Realismo) com base na obra O Cortiço em HQ de Aluísio Azevedo.

Duração: 05 aulas
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II e Médio
Conteúdo:

- Contexto histórico e social do período;
- Características do período literário;
- Autor e obra;
- Contextualização da obra em HQ;
- Diferenças sociais apresentadas na obra.
Justificativa:

O mundo contemporâneo trouxe mudanças e avanços em todos os setores da vida humana. Com isso, devemos nos perguntar qual é o papel da escola? Como professor e aluno devem agir?
Se realmente a função da escola é preparar o aluno para o mundo, devemos ter a consciência de que esse mundo está mudando constantemente, por isso o educador deve assumir o papel de orientador e instigador para que motive o aluno a querer adquirir/construir conhecimento. As novas tecnologias devem ser utilizadas como um instrumento para levar o aluno ao interesse do saber e esse blog educativo tem essa finalidade, pois irá apresentar o período literário com seu contexto histórico, características, autor e obra de forma dinâmica, de modo com que o aluno possa notar as diferenças e semelhanças ocorridas através dos tempos. O blog será uma ferramenta para que o aluno construa o conhecimento.

Objetivos:

- Auxiliar o educando para que ele possa construir/adquirir conhecimento de forma colaborativa, por meio do blog;
- Formar alunos leitores, com a literatura na internet;
- Desenvolver habilidades de interação através da internet;
- Valorizar a produção textual dos alunos, por meio da publicação de seus textos no blog;
- Instigar a comunicação através da leitura e da escrita.

Metodologia e Didática:

Será utilizada a obra O Cortiço literatura em quadrinhos e o blog literário, os alunos passaram por um processo de conhecimento do assunto através da leitura do blog, além desse instrumento também serão utilizados materiais complementares como livros e outros sites.
Para auxiliar nesse processo de conhecimento, os educandos e o educador debaterão sobre o tema proporcionando uma interação entre professor e aluno;
- Serão feitas pesquisas referentes aos assuntos tratados;
- Dinâmicas para interação da sala e seminários para maior entendimento dos alunos sobre o assunto;
- Teatro embasado em uma obra do período literário tratado.

Critérios de avaliação:

- Participação e interação dos alunos em debates;
- Produção textual ou trabalhos publicados no blog;
- Seminários;
- Peças de teatro.

Bibliografia/Referências

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Coleção Literatura em Quadrinhos.São Paulo: Escala Educacional, 2006.
www.blogliteducativo.blogspot.com

Nenhum comentário: