sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

REALISMO / NATURALISMO

••• Contextualização da obra O CORTIÇO de Aluisio Azevedo.

Cronologia do Realismo no Brasil: Naturalismo e Parnasianismo.

Início: 1881 – publicações de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (Realismo) e de O Mulato, de Aluísio Azevedo (Naturalismo); em 1882 publicação de Fanfarras de Teófilo Dias (Parnasianismo).

Contexto Histórico

1840-1889: Vigência do segundo reinado de D. Pedro II;
1850: Extinção do tráfico negreiro;
1870: Crescimento do comércio exterior e da imigração européia, aumento da exportação de café e inicio da industrialização;
1889: Proclamação da Republica.

• O Realismo foi uma escola artística que surgiu na segunda metade do século XIX em reação ao Romantismo e a sua base é a observação da realidade na razão e na ciência;
• Esse movimento artístico surgiu na França e se estendeu por diversos países europeus, é nesse período que ocorrem as primeiras lutas sociais;
• O engajamento ideológico faz com que muitas vezes as situações descritas sejam exageradas para reforçar a denuncia social.
• Na literatura o realismo se manifesta na prosa. A poesia da época vive o Parnasianismo;
• As influencias intelectuais que fizeram com que o Realismo se destacasse foram as reações contra as características românticas e as suas falsas idealizações do entusiasmo amoroso, essa transição do Romantismo para o Realismo marca uma mudança da "fantasia" e "imaginação" para o "real" e "objetivo".

Veja a comparação entre Romantismo x Realismo:

Romantismo = fantasia, emoção, subjetivismo, escapismo (fugir da realidade), idealização das personagens, linguagem expressiva, nacionalismo, proximidade emocional do autor com os temas....
Realismo = realidade, razão, objetivismo, engajamento (transformar a realidade), retrato fiel das personagens, linguagem objetiva, universalismo, distanciamento racional do autor com os temas...

• O romance social, psicológico e de tese é a principal forma de expressão, pois torna-se veículo de crítica a instituições, como a Igreja Católica, a burguesia, a escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade, esses são os principais temas que são tratados de forma clara e direta;
• O Realismo mostra uma reação ao subjetivismo do Romantismo e essa objetividade sem conteúdo ideológico leva ao Naturalismo. Apesar de muitas vezes o Realismo e Naturalismo se confundirem;
• O Naturalismo não é independente do Realismo, pois ambos têm como objetivo a descrição da realidade;
• O Naturalismo incorporou ao Realismo o cientificismo da época e o determinismo;
• Os romances são teses cientificas, no qual temos a criação de situações de causa e efeito para descrever as atitudes das personagens;
• A sociedade brasileira passa por profundas transformações;
• A proibição do comércio de escravos da margem ao trabalho assalariado, a imigração e ao desenvolvimento da classe média urbana;
• A industrialização deu um impulso no capitalismo e contribuiu para a decadência do regime monárquico, o que causou grandes mudanças políticas, sociais e econômicas;
• A presunção de que a ciência poderia explicar tudo, faz com que a literatura se deixe influenciar pelo cientificismo e objetivismo.

Observe a comparação: Realismo X Naturalismo
Realismo

1. Tratamento imparcial e objetivo dos temas;
2. Faz uma investigação da sociedade e das características individuais e essa investigação é feita de "dentro para fora", ou seja, temos uma análise psicológica;
3. Destaca as relações entre os homens e a sociedade burguesa, criticando suas instituições e seus fundamentos ideológicos.
Características:

1. Veracidade - o realista evita situações que pareçam artificiais.
2.Contemporaneidade - o realista procura a realidade o que lhe é contemporâneo.
3. Retrato fiel das personagens – o realista retrata tipos concretos, não idealizados.
4. Gosto pelos detalhes específicos – o escritor não abre mão dos detalhes e minúcias.
5. Materialização do amor – aspecto físico.
6. Denuncia das injustiças sociais – os artistas fazem da arte uma arma de combate e denuncia das diferenças sociais.
7. Determinismo e relação entre causa e efeito – o realista procura uma explicação para as atitudes das personagens, considerando os fatores que justificam as suas atitudes.
8. Linguagem próxima à da realidade e preocupação formal a linguagem realista retrata a realidade de forma simples, correta, equilibrada e clara.

Naturalismo

1. Tratamento dos temas a partir de uma visão determinista;
2. Faz uma investigação da sociedade e das características individuais e essa investigação é feita de "fora para dentro", ou seja, as personagens são mostradas de acordo as influências sociais e biológicas que determinam as suas ações.
3. Destaca a descrição dos tipos humanos, as patologia, parentesco entre o homem e o animal e a influência que o homem sofre do meio em que vive.
Características:
1. Visão determinista e mecanicista do homem – o homem é visto como um animal e determinado pelo meio em que vive.
2. Incorporação de termos científicos e profissionais – vocabulário ligado à medicina, à biologia e as profissões exercidas também pelas classes menos favorecidas.
3. Personagens patológicas – os naturalistas preferiam personagens doentes, assassinos, bêbados, miseráveis, prostitutas...
4. Cientificismo – o homem é considerado pelos naturalistas como um caso a ser analisado cientificamente.
5. Critica social e reformismo – os naturalistas visam uma modificação no quadro negativo da realidade social.

••• O Naturalismo acentuou as características do Realismo e se destacou por acrescentar os esse elementos.
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*Surgiram algumas teorias como conseqüência das solicitações materiais da época, que fundamentaram ideologicamente a literatura do Realismo-Naturalismo. Observe – as:

Determinismo: (Hippolyte Taine, 1825-1893) o meio social, a raça e o momento em que vive determinam o comportamento do homem.
Evolucionismo: (Charles Darwin,1809-1882) defende a tese de o homem descende dos animais inferiores.
Zoomorfismo: homem = animal
Positivismo: (Augusto Comte, 1789-1857) o conhecimento só é válido quando comprovado cientificamente. Evolução do pensamento humano. Tese que acreditava que o homem estava entrando no terceiro ciclo de sua evolução, o ciclo "positivo" da era cientifica.

Principais autores do Realismo/Naturalismo

• No Realismo temos Machado de Assis e Raul Pompéia.
• No Naturalismo temos Aluísio Azevedo.
• No Parnasianismo destacam-se Olavo Bilac, Raimundo Correia, e Alberto Oliveira.
Daremos ênfase ao autor da obra O Cortiço estudada pelos alunos:

Aluísio Azevedo (1857-1913)

Aluísio Tancredo Gonçalves Azevedo nasceu em São Luiz, Capital do Maranhão, em 1857. Sua habilidade como caricaturista deu origem a um método original de trabalho: segundo depoimento de um amigo da época, o escritor primeiro desenhava suas personagens, pinta-as e recortava-as sobre papelão, para depois escrever as cenas de seus romances. Nada mais condizente com a atuação de um escritor naturalista!
Ajudou a lançar, em São Luis, o jornal O Pensado, que fazia ferrenha oposição ao clero. Com o Mulato provocou escândalo na sociedade maranhense – muitas pessoas se viram refletidas na obra.
Obra:
Romances românticos: Uma lágrima de mulher (1879); Memórias de um condenado (ou A condessa Vésper) (1882); Mistério da Tijuca (ou Girândola de amores) (1882); Filomena Borges (1884); A mortalha de Alzira (1894).
Romances naturalistas: O mulato (1881); Casa de pensão (1884); O homem (1887); O cortiço ( 1890); O coruja ( 1890).
Escreveu também contos e crônicas.
Aluísio Azevedo pretendeu interpretar a realidade de uma camada social marginalizada, em franco processo de degradação, quer pela força da pressão social, quer pelo determinismo – teoria que considerava válida.
(Fonte: Texto retirado – FARACO, Carlos Emilio & MOURA Francisco Marto. Português, p.228)
Referencias:

AMARAL, Emília. FERREIRA. Mauro. LEITE, Ricardo. ANTÔNIO Severino. Novas Palavras. Português Ensino Médio. 2ed. São Paulo: FTD, 2003.p.167-172

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Coleção Literatura em Quadrinhos. São Paulo: Escala Educacional, 2006.

FARACO, Carlos Emilio & MOURA Francisco Marto. Português. Novo Ensino Médio.1ed. São Paulo: Ática, 2002. p.228

MAIA, João Domingues. Português. Série Novo Ensino Médio.1ed. São Paulo: Ática, 2003. p.190-216.

SARGENTIM, Hermínio. Língua Portuguesa no Ensino Médio.São paulo: IBEP. p. 389-403

SARMENTO, Leila Lauar & TUFANO, Douglas. Português. 1ed. São Paulo: Moderna, 2004. p.101-109

3 comentários:

WV disse...

Olá.

É muito importante esse esforço de vocês em postar esse "quadro" comparativo entre Realismo e Naturalismo. Tudo o que pode ser dito para esclarecer dúvidas quanto aos estudos em Literatura deve ser incentivado.

Considero essa postagem de vocês algo de grande valor.

Muito obrigado, Gente.

W. Vinícius

Unknown disse...

Única pesquisa dentre as quais que me agradou bastante.

Anônimo disse...

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